수능: o dia D.

“Um ar de grande tensão paira em toda a Coreia do Sul (…). Uma força-tarefa especial passou meses se planejando para esse dia. Milhares de policiais estão em alerta em várias cidades (…). Voos em todos os aeroportos do país foram limitados, e um esforço especial foi feito para interromper obras, reduzindo ruídos de qualquer espécie”. 

Michael Seth em “Febre educacional: sociedade, política e o exercício da escolaridade na Coreia do Sul”. 

 

Amanhã é considerado um dos dias mais importantes na vida dos estudantes coreanos, o dia do 수능 (Suneung), em outras palavras: vestibular.

O 수능 é um exame nacional realizado toda Quinta-Feira da segunda semana de Novembro e é caracterizado pela principal via de acesso de estudantes coreanos nas Universidades do seu país. Após o Exame, os estudantes escolhem 3 Universidades de preferência e de acordo com suas notas, conseguem ou não o ingresso nas mesmas. O 수능 foi uma das principais fontes de inspiração para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil.

Na Córeia do Sul, a educação primária é levada absurdamente a sério (os pais devem garantir acesso a Educação aos filhos para que no futuro eles possam ajudar sua família), e juntamente aos investimentos nessa área e à disciplina dos coreanos garantiu uma absurda ascendência da educação coreana em relação ao restante do planeta. Uma pesquisa realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), apresentou que a Coréia do Sul possui o segundo melhor Ensino Fundamental do mundo (considerando a área de leitura, ciências e matemática), atrás apenas da Finlândia. O mais espantoso disso tudo, é considerar que há exatos 60 anos, apenas cerca de 22% da população era alfabetizada. Hoje em dia esse percentual representa cerca de 98%. A porcentagem de pessoas graduadas no ensino superior já ultrapassa os 60%.

O boom na Coréia deveu-se obviamente ao investimento na educação, mas principalmente na infantil e somente depois no ensino secundário e universitário, garantindo o desenvolvimento de toda a sociedade. Algo muito curioso visto na Coréia também, é o quão grato os estudantes se tornam a suas Universidades, onde muitos utilizam o símbolo delas em seus negócios pessoais como sinal de prestígio. Além disso, muitas doações são feitas às Universidade por parte dos ex-alunos (coreanos ajudam coreanos).

Se tratando do 수능, amanhã é o grande dia. O dia das mães e irmãozinhos levarem doces para a porta das Escolas e distribuirem pros vestibulandos. O dia da polícia pegar os atrasados em casa e levar até a porta da escola. O dia do trafego aéreo ser desviado e as obras suspensas. O dia de metade dos jovens coreanos que não conseguirem uma boa nota pensarem se ainda vale a pena viver…pois nem tudo é tão perfeito por aqui.

Imagem

Jovem chegando no Suneung. Foto retirada de algum site cadastrado no Google.

*As informações dadas nesse post estão diretamente ligadas ao Sistema Internacional de Perguntas e Respostas feito aos meus colegas coreanos e sua veracidade é diretamente proporcional a minha compreensão da lingua inglesa-coreana e do conhecimento dos entrevistados.

6 ideias sobre “수능: o dia D.

  1. Douglas

    Demais isso… só gostaria de saber como são divididas as disciplinas, se as áreas Humanas têm o mesmo viés marxista, se os professores ao menos corrigem as redações e se existe fiscalização huahahha

    Resposta

Deixe um comentário